24 de agosto de 2010

Articulando Bandas

Eis o problema e a beleza da língua portuguesa, a interpretação. Já começa pelo título deste post. Garanto que a maioria pensaou que se tratava de como montar ou fazer funcionar uma banda. Na verdade o intuito era falar sobre como se deve escolher o artigo para o nome da banda. Papo gramatical, faltou umas aulas de português e já não está mais entendendo nada? Que vergonha! A língua portuguesa é tão rica que gera magníficas interpretações, porém, pelo mau uso, acabam achando que é difícil e chata. Tristes imbecis... Ok, voltando...

Pra quem não lembra, artigo definido é o que mostra o gênero do substantivo. Facilitando o entendimento, é o que diz o sexo da coisa. "A" cadeira, "o" chapéu, "a" Iraci, "o" Iraci. Beleza? Maravilha! E para nomear bandas, que artigo devemos utilizar? Na língua inglesa não tem problema, afinal eles só tem um artigo ("the"), então tanto faz. Mas e por aqui? A Mouai ou O Mouai?

É interessante verificar que quase sempre utilizamos "o" para bandas de fora. O Metallica, o AC/DC, o Pantera, o Maná, o Rammstein e assim por diante. Dificilmente utilizamos "a" e inclusive não consigo pensar em qualquer exemplo. Já para bandas locais costumamos usar o "a", talvez por sempre pensarmos em relação a "banda" tal. A Mouai, a Predator, a Exit 11, a Zava, a Vera Loca. Porém quando a popularidade é alta, os nomes utilizando "o" se sobressaem. O Barão Vermelho, o Sepultura, o Charlie Brown Jr., o Planet Hemp, o Ira, o Capital Inicial, o Legião Urbana... A exceção são os nomes plurais que fica fácil. Os Titãs, as Frenéticas, os Engenheiros do Hawaii, os Paralamas do Sucesso. O que é certo? Definitivamente não tenho a mínima ideia. Creio que seja questão de costume e utilização pela mídia.

E então, o que é melhor usar "o", "a" ou o que der na telha?

Nenhum comentário:

Postar um comentário