23 de agosto de 2010

Fora de Série

Relutei para escrever sobre isso, não queria, mas acho que tem que ser escrito...

Ontem presenciei a pior partida da história do Juventude. Ruim é pouco! Era lamentável o esquema de jogo. Isso se existisse algum. Erros e mais erros, passes absurdos, chutes escandalosos, marcação inexistente e os jogadores protagonizando cenas simplesmente inadmissíveis no futebol. O time do Juventude não estava jogando, estava apenas em campo e às vezes brincava com a bola como um grupo de crianças mexe com carrinhos de brinquedo. Pior que o adversário era tão ruim quanto o dono da casa. Foi um circo dos horrores. Disparado o pior jogo de futebol profissional que já vi, se é que dá pra chamar aquilo de profissional. E ainda, pouco mais de 6 mil espectadores se autoflagelaravam ao assistir aquele tormento.

Pra mim é difícil aceitar tal situação, mas confesso que não estou surpreso pelo rumo das coisas. Comecei a frequentar os estádios de futebol em meados de 92. Comecei então a torcer para o Juventude, sabe-se lá porque, pois a família da minha mãe é predominantemente gremista e a do meu pai colorada. Assisti o Juventude ascender à primeira divisão com o título da Série B. Fui crescendo e junto comigo o meu time. Fomos campeões gaúcho em 98. Que alegria! No ano seguinte nos consagramos campeões do Brasil. Que euforia! Pude acompanhar meu time aqui do interior disputando uma Libertadores. Nos anos seguintes conseguimos fechar temporadas entre os 10 do país. A medida que fui crescendo o time foi acompanhando. Porém, o clube está em queda livre. Caímos da Série A para a B. Da B para a C. E acabamos de praticamente selar o destino para a D. Que desagradável! Nessa decadência o Juventude é o pior time do Brasil dos últimos anos. Isso me lembra o Fluminense, mas a grande diferença é que eles tem o Rio de Janeiro por trás e muita gente interessada. Nós... pff! Os juniores e todas as categorias de base são exemplo, sempre liderando e recheados de vitórias. Os profissionais não servem para o Juventude. Como falei, é difícil de aceitar tal situação, cresci vendo o clube crescer e é incrível como isso foi pro espaço, ou melhor, pro buraco. No entanto, com essa queda vertiginosa, não era surpresa.

E agora? Como todo bom juventudista ainda torço para que o fim da Série C não seja desastroso, porém sou realista e já estou pensando que jogos interessantes vão ter na Série D. Como todo bom juventudista ainda espero pela classificação, somos esperançosos, às vezes uns patetas, mas fazer o que, somos assim. Já estou abraçando a D, mas torcendo pra conseguir me desvincilhar dela. O clube está perigando fechar as portas, mas não creio que aconteça tão cedo. Tem muita história e muitos corações apaixonados para impedir isso. E se nem o Caxias fechou, não vai ser o Juventude que vai fechar. Tudo o que o clube precisa é um mínimo de planejamento e disciplina para executar os planos com seriedade.

Vamos lá! O próximo jogo é CAJU...

Nenhum comentário:

Postar um comentário