22 de março de 2010

Tem Cada Louco Por Aí...

Grigory Perelman. Esse é o cara! O maluco resolveu o teorema conhecido como conjectura de Poincaré, proposto por Henri Poincaré há mais de um século e eleito como um dos sete problemas do milênio. Resolvendo o tal problema, ele foi homenageado com a medalha Fields, que seria o Nobel da matemática e ganhou um prêmio de US$ 1 milhão. Porém, como todo bom louco, recusou os dois.

O matemático vive com a mãe e a irmã em São Petersburgo e está desempregado. Vive perturbado e é extremamente excêntrico. Recentemente disse para um repórter que o telefonou: "Você está me perturbando. Estou colhendo cogumelos".

A conjectura de Poincaré foi o único dos sete Problemas no Milênio solucionado até agora. Ela foi formulada em 1904 pelo matemático francês Henri Poincaré e é fundamental para se compreender formas tridimensionais. A conjectura afirma que "qualquer variedade tridimensional fechada e com grupo fundamental trivial é homeomorfa a uma esfera tridimensional. Ou seja, num espaço com três dimensões fechado, sem 'buracos' deve ter a forma de uma esfera", segundo informações da BBC.

Um comentário: