23 de agosto de 2009

Marcha Atlética

Com mundial de atletismo rolando, me perguntaram a moral do salto com vara. E logo em seguida, a razão do atletismo. Pensei por um breve momento e logo respondi. As modalidades do atletismo são os esportes com mais fundamento em sua prática. É a superação, é provar os limites do corpo humano. Nesse aspecto até o futebol fica meio patético, 22 marmanjos tentando colocar uma bola numa rede. Mas o futebol tem sua graça, mostrar a habilidade de utilizar os pés, sem falar no espírito de coletividade e estratégia. Voltamos ao atletismo.

Quem corre mais rápido, quem aguenta uma maratona, quem salta mais longe ou mais alto, quem alcança a maior distância no arremesso de qualquer coisa... tudo mostrando do que o ser humano é capaz. Porém, realmente, salto com vara é meio estranho. Quem salta mais alto com uma vara? Quando que isso seria utilizado por qualquer pessoa? Pular muro? Mas e com que vara? É certo que vou encontrar uma daquelas varas especiais pra saltar o varal do vizinho... vai nessa! Bom, mas o salto com vara utiliza uma ferramenta, então não é bem algo que envolva simplesmente o corpo humano. Vamos discutir algo mais bizarro...

Marcha atlética. Segundo o site que sempre fez minhas taferas de casa, Wikipédia, a marcha atlética "é uma modalidade do atletismo onde se executa uma progressão de passos de maneira que o atleta sempre mantenha contato com o solo com, pelo menos, um dos pés. A perna que avança tem que estar reta, (ou seja, não fletida) desde o momento do primeiro contato com o solo até que se encontre em posição vertical." Ou seja, caminhar rápido. Não é correr, é caminhar rápido. Aí é que eu não entendo! Qual a moral de saber quem anda mais rápido? Na prática você anda ou corre. E deu! Pra que você vai andar rápido? É só pra ir no banheiro quando está se cagando e olhe lá... Mas isso não é tudo. Alguém me diz qual a moral de andar rápido por 50 KM? Sim, CINQUENTA QUILÔMETROS!!! Você vai chegar pra sua mãe e dizer: Mãe, vou dar uma caminhada rapidinha, vou ali na cidade vizinha e já volto!

Marcha atlética. Definitivamente eu não entendo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário