22 de agosto de 2009

Torcidas de Futebol

Esse é um debate interessante. Quero focar em um aspecto apenas, os ditos "secadores".

Dias atrás gostaria de ter ido ver o jogo do Caxias, que estava perto de voltar a Série B, Era só fazer uma goleada que subia... hehehe... Bom, acabei não indo por não me sentir seguro. Como João Gordo falou uma vez: "brasileiro não leva nada a sério. A única coisa que leva a sério é o futebol. E então acaba levando a sério demais." Pior que faz sentido. Até que ultimamente a violência nos estádios tem diminuido bastante e consequentemente vê-se mais crianças e mulheres nas arquibancadas.

Certo, agora voltando ao foco principal. O torcedor de um time vai assistir o jogo de seu rival. Mas o intuito dele não é torcer contra, "secar", mas assistir o embate e até torcer pelo rival. E isso não é incomum, torcedores que apóiam o time rival. Bom, se for "secar" é melhor ir na torcida adversária. Caso ele for reconhecido na arquibancada da torcida local, existe uma grande probabilidade de ser mandado pra fora pelos torcedores do clube rival que está jogando. E existe a possibilidade de ser mandado embora da arquibancada adversária também, mais difícil, mas acontece. Aí vem a pergunta chave: arquibancada é para torcedores ou espectadores? Talvez os dois. Se fosse somente para torcedores, tecnicamente não seria possível alguém assistir um jogo no estádio só porque gosta e prestigia o futebol. Se fosse somente para espectadores, não haveria divisão entre torcida local e torcida adversária. Eis que exsurge outra questão: o espectador neutro deve se colocar em qual torcida, local ou adversária? Ou deveria haver um local destinado aos "neutros" nas arquibancadas?

No meu caso, que mencionei no início, não queria torcer contra, mas também nada de torcer a favor. Queria apenas assistir o jogo, afinal decidiria quem subiria para a Série B e provavelmente será adversário do meu time ano que vem. Como sou conhecido por ser torcedor fervoroso, facilmente seria reconhecido no estádio rival e assim começaria a insegurança. Fiquei com receio e não fui. Acredito que o que falta é simplesmente RESPEITO. O espectador deve respeitar o torcedor, deixando-o fazer sua festa e não se manifestar quanto ao seu time de coração, nem contra o local que está jogando. E, consequentemente, o torcedor deve respeitar o espectador, deixando-o assistir uma partida de futebol na boa e ainda agradecê-lo, pois está gerando renda e público para seu clube.

E você, o que pensa sobre isso? Deixe seu comentário.

Saudações alviverdes!

2 comentários:

  1. poletto pra presidente!!!
    topo topo pq nao!!
    vamo cair pra dentro!!

    ResponderExcluir
  2. Polettooooooo!!!! Muito bom, agora tu é escritor tb...

    Sobre o que tu escreveu, eu penso que tu "não vacilou" ao resolver não ir ao Centenário. Mas o que tu falou faz muito sentido, RESPEITO é a chave pra tudo!

    Ainda temos muito a evoluir em relação a "torcer" e a "assistir" jogos de futebol.

    Abraço!

    ResponderExcluir