27 de agosto de 2009

É malandragem ou não é?

Vocês viram o gol do André Lima no último jogo Corinthians x Botafogo? Se não viram, confiram comigo no replay:


E aí? Golaço de mão, não é? Ééééééééééé amigo...

Ontem me deparei com uma manchete que dizia: "André Lima admite gol de mão, mas nega malandragem". Isso me fez pensar um bom pouco... mas gol de mão não é malandragem? Se você faz um gol com a mão em um jogo com os amigos, mesmo que não tivesse a intenção, mas a bola resbalou na sua mão e entrou, e sem a ajudinha dela não teria entrado, você admitiria que foi irregular? A maioria das pessoas diria que sim, creio. Mas então se fizesse isso no seu trabalho, com minhões de pessoas assistindo, o que você faria? Ficaria com mais vergonha ainda ou tiraria vantagem disso?

No futebol tem muito disso, tentar enganar o árbitro e seus assistentes. "Cavar" faltas, "ganhar" cartão no grito e por aí vai... Agora, porque essa prática é comum, não quer dizer que não seja desonesta. Bom, ele admitiu que fez o gol com a mão. Beleza. E logo depois disse que não é malandragem... Pra mim ele foi um baita de um malandro mesmo, mas tire suas próprias conclusões ao ver a entrevista dele sobre o fato. Notem as expressões dele durante os questionamentos, cabisbaixo enquanto fala com vergonha e assustado quando vem mais perguntas:


Agora o STJD está estudando o caso para punir o jogador. "O atacante deve ser denunciado no artigo 258 (Assumir atitude contrária à disciplina ou à moral desportiva, em relação a componente de sua representação, representação adversária ou de espectador) do CBJD, que prevê como pena de uma a dez partidas" (Fonte: Terra). Nada mais que justo. E então, o que você faria? Assumiria o gol irregular para o juiz na hora do jogo ou deixaria seu time e sua torcida feliz e cumpriria a pena da infração?

Como diria um amigo meu, toda a desculpa, por mais válida que seja, diminui o caráter da pessoa.

Um comentário:

  1. malandragem totaaaaal!!!! a cara dele entrega tudo....falta de moral!!! se achou o esperto neh, mas poxa, ate onde somos "gente" neh?! de assumir nossos erros....enfim, não só no futebol, mas isso eh um exemplo pequeno de coisas que acontecem todos os dias seja em que situaçao estamos, trabalho ou vida pessoal.

    ResponderExcluir