30 de agosto de 2009

Miss Colona

Eis que chegou o dia da escolha da Rainha da Festa da Uva 2010. Venho hoje comentar que não entendo esse negócio de concurso de beleza e afins. Bom, na verdade fico meio dividido. Interessante a idéia de fazer um concurso para escolher quem está mais apto a divulgar uma das maiores festas do Brasil, mas essa concorrência é meio estranha. Vamos aos fatos.

Primeiramente, a Festa da Uva é um dos maiores festivais do Brasil. Muitos dos naturais da cidade e arredores já estão cansados e acham que o festival não é lá essas coisas e que é sempre a mesma coisa. Contudo que vem de fora acaba se maravilhando com a grandiosidade e beleza da festa e da cultura caxiense predominantemente italiana. É um evento nacional em que até o Presidente da República costuma vir e prestigiar o evento. Pois bem, para um evento dessa magnitude precisa-se de um bom porta-voz e uma boa divulgação. Qual o método empregado? "Soberanas"... uau! Bom, muito melhor que um mascotezinho idiota para tal função. Então surge a primeira questão: por que somente mulheres? Homens não são aptos para tal incubência? O que há de errado? Mulheres chamam atenção de homens e de mulheres, já homens nem tanto. Mas mesmo assim, um bom discurso pode ser muito melhor que um rostinho bonito.

Então me vem outra questão: o que motiva uma garota a se candidatar a rainha? Creio que a grande maioria quer aparecer. Algumas tem o intuito de realmente promover a festa, mas sem deixar de lado o interesse de aparecer. Isso sem falar em viajar o Brasil e ganhar um carro além de várias regalias após eleitas. Por outro lado, também penso que essa mentalidade muda um pouco quando se está em função do cargo e o sentimento de orgulho pela terra natal aflore. Ainda assim, não me sai da cabeça que o que querem mesmo é aparecer. Ok, vamos para a prática agora.

Ontem sucedeu-se a escolha da rainha da Festa da Uva. A cerimônia, que me pareceu mal decorada e "sem sal", logo de início, contou com um discurso de palanque do prefeito Sartori. Os espectadores coitados torciam vorazmente que ele se tocasse que estava falando com microfone, mas foi em vão. Logo após inicia o desfile e apresentação de cada candidata. Pra variar as coisas não funcionaram para a SER Caxias, pois o microfone fez com que a candidata passasse por uma saia justa, apesar do longo vestido. Quero me deter nesse ponto a apresentação de cada uma. Vendo aquilo fiquei sabendo que meu conceito de beleza estava travando uma luta ferrenha junto com o conceito de bom senso. Aquele desfile de topetes mais parecia concurso para cover de Elvis. Sem falar nos quilos de maquiagem, que me fizeram lembrar aqueles bolos de rifão de festa de igreja feitos de uma baita camada de glacê. Pra falar a verdade, aquilo tudo deixou as candidatas quase equilibradas quanto a beleza. As feias conseguiram esconder a feiura enquanto as bonitas foram cruelmente zoadas pelos maquiadores. No desfile coletivo só faltaram algumas piruetas para lembrar o Cirque Du Soleil... O certame também contou com um show da banda Tihuana recheado de microfonia que deixava os músicos muito bravos. Vendo essa agressão musical e visual resolvi sair e aproveitar a noite sem mesmo saber quais seriam as representantes da festa.

Falando em representante, alguém pode me explicar como funciona essa história de representação das candidatas? O que se ganha com isso? "Sou a canditada Glassei Topet e represento a Putaquepariu Centro de Reprodução Humana". Seria um patrocínio? E pra quê? Não serão mencionados na divulgação da festa, somente no momento da escolha. E outra coisa um tanto absurda: a torcida como critério de avaliação. Que diferença faz a torcida por uma candidata com a real tarefa de uma representante do festival? Torcer é legal, sempre há uma festa bacana, mas não deve servir de critério.

De qualquer forma parabenizo Tatiane Frizzo, escolhida rainha, Kátia Pisetta Weber e Aline Galvan Perera, princesas. Uma felicitação especial para esta última, pois é minha amiga e representava meu clube do coração. Que façam um bom trabalho para a divulgação desta magnífica festa.

2 comentários:

  1. realmente, é o envento mais esperado e bajulado da cidade (junto com a Festa da Uva em si), mas uma vez ele tinha mais sentido, concerteza, agora maioria das gurias que desfilam é para mostrar o melhor vestido, o melhor cabelo e a melhor maquiagem, e depois disso, ganhar uma fama a mais, mais status. E tambem, aposto que a parte em q as pessoas menos prestam atençao, ou menos levam em consideraçao é o discurso, sendo que se for prestar atençao, os discursos de todas sao praticamente os mesmos, com palavras diferentes só!
    Pelo menos depois que sao eleitas a rainha e as princesas, estando elas concorrendo por esse motivo ou nao, fazem a divulgação, e por assim se vai ano após ano o mesmo evento.
    Tem o lado bom né, muito legal, ja que a maioria dos caxienses acompanham e esperam por esse evento, pelo desfile e pela escolha...um atrativo a mais ja que o evento é grande, beneficia tambem as pessoas da cidade!!
    mas nao deixa de ser um estereótipo de como tem que ser a representante de caxias (assim como toda miss tem).

    ResponderExcluir
  2. Só pra complementar teu texto...
    A estratégia é parecida com o garota verão, só que no caso da Festuva a escolha das "soberanas" é feita antes da festa e o garota verão é no final do mesmo.
    Ainda vejo mais coerência na Festuva, pelo simples fato de que as candidatas chamam atenção não só pra si mesmas e/ou corpo, mas também para o evento em si.
    Mas qual seria a finalidade do Garota Verão?????
    Reconheço que não conheço a campanha, mas frequentando as praias do RS nunca vi nada relacionado com o concurso que promovesse o nosso verão ou as nossas praias...
    Então qual seria o objetivo do concurso?????

    ResponderExcluir