25 de agosto de 2009

O Pensamento Reverso

Algumas notícias me chamaram bastante a atenção hoje pela manhã. A primeira dizia que o aeroporto de Heathrow, em Londres, passará a testar um taxi elétrico e sem motorista. A segunda relatava um projeto estadunidense de um avião capaz de ficar 5 anos ininterruptos no ar. Ele usa energia solar, não seria tripulado, poderia alcançar altitudes bastante altas e seria utilizado para missões de reconhecimento. Os ingleses há pouco realizaram um vôo com uma aeronave parecida que ficou 3 dias no ar continuamente. Outra falava do vôo teste da Continental Airlines que foi abastecido em parte com biocombustível feito com algas. Estas são tecnologias novas para o público em geral e que só vão contribuir para o progresso da humanidade na medida que forem sendo aperfeiçoadas. Bom, na verdade aquele projeto dos Estados Unidos dá medo, afinal eles sempre tem fins bélicos, mesmo que não sejam os primários. O que quero dizer é que está sendo criada tecnologia eficaz, auto-sustentável e que preserva o meio ambiente. Ótimo!

Carros elétricos e movidos a hidrogênio são conhecidos há um bom tempo, mas por que só agora começam a tomar forma e serem aos poucos disponibilizados ao povo? Talvez a resposta seja muito simples. Interesses econômicos. O petróleo é o combustível mais comum atualmente. Imagine a quantidade de indústrias petrolíferas que teriam seu lucro reduzido drasticamente. E as tradicionais indústrias automobilísticas? A grande maioria nunca apresentou algum protótipo com um combustível alternativo pensando em sustentabilidade no futuro. E então, o que anda acotecendo? Empresas pequenas com projetos revolucionários começam a emergir nesse oceano automobilístico enquanto as grandes conservadoras estão afundando e sendo salvas de um grande naufrágio graças aos incetivos governamentais, que indiretamente também necessitam de seu apoio político. Aí está o grande comodismo do lucro...

Essa escravidão monetária faz com que o lucro seja a única meta e, para atingí-lo, inúmeras vezes nos deparamos com pensamentos reversos. Estes, apesar de proporcionar um lucro maior em um primeiro momento, trazem o colapso mais afrente. Porém as cifras diante dos olhos impedem a clareza da burrice sem tamanho. A maior delas é o sistema monetário em si, mas esse é um papo mais profundo. Querem brincar com seus carrinhos, tudo bem. Entretanto não poderão mais brincar quando a poluição for tanta que nem respirar será possível, quando a sucata for tanta que suas crianças brincarão em dunas de sucata... Exagero? Talvez. Mas você vai esperar para ver se torna-se realidade ou vai incentivar e apostar numa tecnologia auto-sustentável e compatível ao meio ambiente?

Escreverei mais sobre pensamentos reversos em breve...

Enquanto isso recomendo: The Zeitgeist Movement

Por favor, comentem... Não me deixem fazendo monólogos...

Abraço!

3 comentários:

  1. Confesso que estou um tanto impressionada com a qualidade de teus textos... e pela tua visão de mundo.
    Já ganhou link por isso.
    bjo*

    ResponderExcluir
  2. Ae Poletto. Esses dias atrás, li num jornal aqui na Italia uma entrevista do presidente mundial da Renault, que por acaso é um brasileiro, contando que eles pretendem ser os pioneiros dos carros elétricos. Não me lembro das datas nem dos prazos mencionados, mas eles pretendem laçar um modelo aqui na Europa meio logo viu. Na mesma matéria, um dos críticos dos carros elétricos argumentava sobre a escassez de lítio, material que seria necessário para a fabricação das baterias elétricas, mas a Renault rebate que já está pesquisando alternativas. Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Realmente Mauro, as baterias são um problema. Ouvi de protótipos que a bateria, que recarregava em 10 min., custava 3 vezes o valor do carro, ou que eram muito grandes ou demoravam demais para recarregar. Mas com certeza logo logo as respostas para isso aparecerão. Isso se já não apareceram e estão escondendo... Abraço!

    ResponderExcluir