23 de dezembro de 2009

The Plot I

Após os comentários da Lí, da Aline e da Marina no post anterior, fiquei motivado a escrever um pouco sobre estilos e coisas do tipo. Gêneros, tribos, culturas diferentes tendem a criar preconceitos e desentendimentos. Como a própria palavra diz é um pré conceito, é julgar o livro pela capa, o que muitas vezes é errôneo e gera as mais diversas surpresas.

O problema está em respeitar o gosto do outro. Afinal, gosto não se discute. Vou me ater mais a música. Sou um rockeiro e não gosto de música eletrônica. Há quem ame música eletrônica e odeie rock. Pra mim parece inadmissível, pois o rock é uma coisa bem elaborada e facilmente adaptável para expressar qualquer coisa at all, enquanto o bate estaca é simplesmente uma combinação de reles programações. Fui preconceituoso? Talvez... Explico. Se alguém me mostra que tal som é psy, tal é house, tal é trance, eu vou dizer que tudo é a mesma merda. Se eu mostrar pra essa mesma pessoa que tal som é trash, tal é death e tal é new, ela irá dizer a mesma coisa. Por quê? Porque os gostos são diferentes. Nas coisas que se entende é fácil ver as pequenas nuances, porém quando a vibe é outra, tudo parece ser o mesmo (isso vale para qualquer coisa). E outra, se o cara gosta do tunts tunts, bom pra ele... eu fico com o bom e velho rock n' roll! Cada um tem o seu tipo de prazer... (novamente aplicável em otras situações)

Aí entra a grande chave de tudo: RESPEITO! Ninguém é melhor que ninguém, a não ser que se crie critérios, mas ainda assim pode gerar dúvidas e discordâncias. Costumo fazer um paralelo entre Malmsteen e Ramones. O primeiro tem muita técnica, o segundo muita energia. Qual o melhor? Vai do gosto... ou do critério adotado. E não é por isso que metaleiro vai sair batendo em punk ou vice-versa. Deve haver o simples e grandioso RESPEITO.

TO BE CONTINUED...

I'll be back...

Nenhum comentário:

Postar um comentário