21 de dezembro de 2009

Victory, after all!

Tudo começou com Jon Morter e sua campanha virtual. Cansado de ver as aberrações que saíam dos reality shows musicais ganharem a fama e chegarem ao topo das paradas rapidinho, ele decidiu iniciar uma campanha contra isso. Qual o melhor momento? Logo antes do Natal, o principal parâmetro para as vendas. Concomitantemente, o X-Factor estaria com seu vencedor e impulsionaria as vendas de seu single para o Natal. Batalha dura!

O vencedor do X-Factor, Joe McElderry, estava com tudo nas mãos. Havia vencido o X-Factor (uma espécie de Ídolos ou Fama), estava com seu single pronto para ser lançado e tinha grande expectativa de vendas, como sempre acontece com os vencedores. Ainda mais nessa época do ano. A missão de Jon Morter era difícil. A idéia era colocar outra música no topo das paradas. A música escolhida para combater a mídia e o conformismo não poderia ser melhor, "Killing In The Name Of" do Rage Against The Machine. A música foi lançada em 92 e seria comercializada via download. Tudo ganhou força quando Morter recebeu apoio de um comediante de grande expressão, Peter Serafinowicz, que estimulou seus 268 mil seguidores no Twitter a comprar o single pela internet. A banda também se engajou a campanha e resolveu destinar parte das vendas a organizações que trabalham com educação e moradores de rua. Mas a batalha estava acirrada. A banda chegou a ser cortada em um programa de rádio quando chegou na parte da letra que diz: "Fuck you, I won't do what you tell me". Enquanto isso, Joe McElderry tinha portas abertas.

Felizmente, com cerca de 50 mil cópias vendidas a mais, "Killing In The Name Of" foi o single vencedor! Detalhe que foi comercializado somente através de downloads, enquanto o adversário tinha disponível todas as mídias possíveis. Foram vendidas cerca de 500 mil cópias do single. Que maravilha! Essa vitória vai muito mais além que tirar um artista pop manipulado pela mídia para colocar outro artista. Essa vitória representa a força que qualquer um tem para promover uma mudança. Que lutar vale a pena! Se não tentar, nunca irá conseguir! Nas palavras de Jon Morter: "I think it just shows that in this day and age, if you want to say something, then you can – with the help of the internet and social networking sites like Facebook and Twitter. If enough people are with you, you can beat the status quo."

O povo não sabe o poder que tem nas mãos. Este blog, muitas vezes, é uma forma de expressar e discutir opiniões. Quando chegar o momento e a oportunidade, não exitarei em iniciar uma campanha. Deve-se ir além que simplesmente falar. Um ícone disso é o Arnaldo Jabor. Todos adoram suas críticas e vêem que as coisas estão erradas mesmo enquanto ele fala. Mas você já viu o Jabor levantando a bunda da cadeira e fazendo alguma coisa para mudar?!?

Rage Against The Machine cortados na rádio:



Outro momento interessante do Rage Against The Machine:

Nenhum comentário:

Postar um comentário