25 de fevereiro de 2010

Coisa de Louco

De médico e louco, todo mundo tem um pouco. Mas médico louco é foda...

Que coisa bizarra o ocorrido em Ivinhema há poucos dias atrás. Uma mulher em trabalho de parto perdeu o bebê, pois dois médicos começaram a discutir e brigar pelo direito de fazer o parto. Que vergonha! Para entender melhor e ver a atrocidade feita leia aqui...

Diante disso, fui atrás do juramento da medicina para ver o que os dois baita profissionais deixaram para trás. Eis o juramento que eles corromperam:

"Eu, solenemente, juro consagrar minha vida a serviço da Humanidade. Darei como reconhecimento a meus mestres, meu respeito e minha gratidão. Praticarei a minha profissão com CONSCIÊNCIA E DIGNIDADE. A saúde dos meus pacientes será a minha PRIMEIRA PREOCUPAÇÃO. Respeitarei os segredos a mim confiados. Manterei, a todo custo, no máximo possível, a honra e a tradição da profissão médica. MEUS COLEGAS SERÃO MEUS IRMÃOS. Não permitirei que concepções religiosas, nacionais, raciais, partidárias ou sociais intervenham entre meu dever e meus pacientes. Manterei o mais alto respeito pela vida humana, DESDE SUA CONCEPÇÃO. Mesmo sob ameaça, não usarei meu conhecimento médico em princípios contrários às leis da natureza. Faço estas promessas, solene e livremente, pela minha própria honra."

4 comentários:

  1. é um tipo de coisa que me deixa possessa.

    ResponderExcluir
  2. iihh...isso se ve de montes por ai (INFELIZMENTE)....mas as entidades não divulgam, uma barbaridade dentre muuuitas são as que aparecem na midia só.
    Em caxias mesmo tem coisas assim, que, é dificil de acreditar q acontecem

    ResponderExcluir
  3. Isso não é coisa de louco, isso é coisa de retardado!
    Olha, eu posso dizer isso com toda a convicção pq eu vivo na pele todos os dias da minha vida acadêmica...
    Medicina é um curso maravilhoso de se fazer, cada dia mais eu me apaixono, mas tem muitos lados podres e pessoas podres.
    Tem sim panelinhas para se conseguir ingressar na residência, conseguir trabalho ou transferência ainda na faculdade (engraçado né, por ex: os filhos de médicos influentes em Pelotas e inclusive a filha da ex diretora do curso conseguiram transferência da Ulbra facilmente para a minha faculdade, enquanto outros alunos de outras faculdades até melhores conceituadas não conseguiram)... e tem tbm competição.
    Ano passado acontecia um fato de deixar qualquer um com raiva. Um colega meu pegava todos os materiais para as provas como slides de aulas e mandava para um e-mail comum a toda a turma... mas um outro colega misterioso (e covarde pq nunca se mostrou) ia lá, provavelmente pegava para ele os materiais e depois apagava tudo! Ridículo!!! É assim que começam a se mostrar os futuros "médicos" que depois vão sair por ai fazendo bobagens ao exercer a medicina.
    É complicado mesmo, além da competição tem akeles que acham que já são médicos e que médicos são "semi Deuses"(acreditem, eu já ouvi isso).
    Mas a medicina não é só disso.É um curso difícil, que exige muito do seu tempo e do seu estudo e tem muita gente boa que se esforça e que se preocupa com o SER HUMANO que ele vai salvar daqui há uns anos.
    E sem querer parecer convencida... não é para qualquer um. Porque se tu não ama de verdade tu desiste logo no começo e se tu cursa só pelo status futuro, tu acabará sendo uma porcaria de médico!
    Por isso que eu odeio pais que empurram os seus filhos pra medicina mesmo sem eles querem pq "nossa, meu filho vai ser médico." Muitos outros cursos são maravilhosos tbm e os pais deveriam ter orgulho de um filho que será um BOM futuro engenheiro, professor, advogado... pq é melhor do que ser um medíocre futuro médico.

    ResponderExcluir
  4. Comentários super bacanas por aqui!!

    Realmente é algo absurdo... absurdo demaaaais!!

    Em todas as profissões existem pessoas assim, mas quando se trata com a vida o buraco é mais embaixo...

    O que me deixa mais idignado é o simples fato de não cumprir a palavra. Diaxo!!

    ResponderExcluir