22 de fevereiro de 2010

Festa da Uva

Ontem assisti parte do desfile da Festa da Uva pela TV. Bastante interessante o método aplicado, com blocos e temas diferentes. Gostei de ver o corso. Cada vez vem melhorando mais. Ainda acho que Caxias tem potencial para fazer algo bem melhor, mas talvez esbarre na mão de vaca dos gringos polenteiros daqui. Um detalhe que eu acho bem legal é que o desfile é bem interativo, há distribuição de uvas, água, pão... uma beleza!

Agora, uma coisa ofusca pra caramba o corso alegórico. O Carnaval. A Festa deveria ser feita antes do carnaval. Por exemplo, esse ano a festa começou logo após a bendita data dos sambistas. Os gringos ficam em casa assistindo as escolas de samba de São Paulo e principalmente Rio de Janeiro, vêem a Unidos da Tijuca inovar pra dedéu. Aí, alguns dias depois vão pra Sinimbu assistir o corso alegórico da Festa da Uva. Já viu o resultado, né?!?

Diante disso, as pessoas acabam não notando que a Festa da Uva é uma das principais festas do país. Semana passada conheci um camaronês na praia. Ele me perguntou de onde eu era e logo respondi, Caxias do Sul. Ele replicou: Ah, Festa da Uva! Viu só? Não é coisa pouca...

Um comentário:

  1. sim...imagina se n tivesse distribuiçao das coisinhas, a gringada ia reclamar!!!!!!

    e poisé, essa historia do carnaval realmente eh verdadeira, mas vale para o pessoal de fora. O pessoal de caxias, vai ver pq ja é algo de todos os anos, porém, mesmo assim, o pessoal de caxias acaba vendo com outros olhos, muitos inconscientemente associam ao carnaval de caxias, ainda mais esse ano q nao teve o tal do carnaval. E sendo uma festa muito grande, q é bem falada Brasil a fora, acaba perdendo um pouco do brilho, gerado pelo esquecimento das pessoas, q a memoria ainda esta fresca pelo carnaval das grandes cidades. Quem vem de fora, bom, quem vem de fora, é a mesma historia, porém em bem mais alta escala.
    Iria da organizaçao do evento prever esses acontecidos, porem, falariam q Janeiro não é o mês tradicional da Festa da Uva, e q eh uma data muito desfavoravel pra eles fazerem o evento. Por esse lado tambem concordo q Janeiro n seja um mês realmente bom pra tal evento.
    mas tudo tem sua soluçao!

    ResponderExcluir