16 de dezembro de 2009

Nada se cria, tudo se copia

Engraçado como esses sites de relacionamento virtual estão convergendo para a mesma coisa. Um copia alguma coisa, algum utilitário do outro. É muito engraçado, pra não dizer triste...

O Orkut é o principal site desse estilo no Brasil. Tanto que certa feita, fora do país, abri o site e um holandês que estava do meu lado perguntou se eu era brasileiro. O Orkut funciona bem porque praticamente todo mundo tem. Bom, explicando, funciona bem pra quem sabe usar corretamente e todo mundo, dos que lidam frequentemente com o mundo virtual no Brasil, tem. O Facebook é o principal pelo mundo afora. Normalmente quem já viajou para fora e conheceu gente diferente, cria um perfil no Facebook pra manter contato, da mesma forma que o Orkut. Agora, a nova sensação é o Twitter, que ainda não tem um rival a altura e já é bem difundido mundialmente.

Sem dúvida alguma, o Facebook está na frente de todos esses. É o que funciona melhor e é mais atrativo. Pena que poucos tenham aqui pelo Brasil. O novo Orkut é basicamente uma cópia do Facebook. Mas uma cópia muito chinela e mal feita. Creio que ainda irão aperfeiçoá-lo, porém já perdeu meu respaldo. Copiar assim descaradamente é feio! O Facebook já havia um sistema de microblog, com o "what's on your mind" que aparecia na lista de atualizações para todos. A unica coisa que difere do Twitter é que a proposta do Twitter é outra. É uma espécie de diário, é expor sua vida para os xeretas, é dar informações para ladrões e sequestradores que ainda não sacaram muito bem a dimensão da coisa. Novamente, cada um utiliza como bem entender. Eu não respondo "o que você está fazendo agora". Aproveito para difundir idéia e na medida do possível divulgar os posts do blog. E outra, só falta o "guri" no final da frase para soar como se fosse minha mãe...

Espero que estes sites saibam, daqui para frente, ser mais criativos e pararem de copiar layouts, aplicativos e outras coisas mínimas que não levam a nada. Quanto aos usuários, o negócio está em saber usar. Porém, às vezes, a coisa passa do limite... confira:

2 comentários:

  1. Infelizmente não só na internet isso acontece. Claro que são fatalmente bizarras essas imitações que tu citou, Orkut X Facebook e tal, mas acredito que ainda pior é a maneira que são administrados por seus 'donos'.
    Chega até ser digno de pena o que se vê por aí em perfis e tuíteres. Umas tentativas vãs de estrelismo e chamamento de atenção que evidentemente não levam a nada e muitas vezes são resultado de uma falta de orientação quanto à essas mídias - se é que isso pode ser dito.

    Concordo muito contigo quando diz que tem que saber usar. Muito mais do que estar em uma rede imitada de outra, usuários imitando uns aos outros é o fim da várzea. Mas aí já é pano pra outra manga e entra na zona dos modismos.
    Quanto ao Orkut: como já ouço e digo desde piázote: "Os incomodados que se retirem!". É bem nessas, se tá desconfortável, larga mão.
    Quanto ao twitter: conte que fez xixi, onde está, seja sequestrado, etc. Não tenho twitter pois não tenho o que promover nele, e acho que tem muuito que saber usar. Mas é uma opinião bem particular.

    Creio que em qualquer desses meios onde souberes fazer boa administração, só tendem a ajudar a promover seja lá o que queira promover. O problema é que há muitos querendo promover coisas meio particulares. Talvez seja marketing pessoal..


    Bá, acho que me espichei bastante e fiz um comentário tri confuso e misturado. Caótico, de fato. É que me veio mucha coisa na cabeça..

    Abraço e ótimo post!

    ResponderExcluir
  2. Muito bem, Marina! Corroboro com a tua opinião. Normalmente não gosto muito desse marketing pessoal, são poucos que merecem respaldo. Muitos "se acham" por pouco. Prefiro os mais humildes, pois serão exaltados. Os que se exaltam, consequentemente serão humilhados. Fato!
    De qualquer forma, insisto que cada um usa do jeito que quiser e todos tem o que fazem por merecer. Nem o rapaz conhecido pela cruz não agradou a todos... mas isso já é outro papo...

    Até mais ler...

    ResponderExcluir