26 de janeiro de 2010

Congelô Tá Novo

É, meu amigo... as alternativas ecológicas e sustentáveis estão aparecendo cada vez mais. Que bom! Espero que não seja tarde demais. O ser humano tem capacidade de inventar meios sustentáveis com a mesma qualidade dos convencionais, o problema é que a ganância e outros sentimentos ruins acabam deturpando até mesmo o senso de sobrevivência coletiva.

A novidade agora não é nada de muito extraordinário, mas de qualquer forma um passo importante para a indústria do vestuário. A empresária mineira Jandira Barone, inspirada em uma feira sobre sustentabilidade em Berlim, criou o jeans que fica limpo utilizando o freezer de casa. Isso mesmo, você coloca seu jeans no congelador, espera no mínimo 12 horas e pronto... está limpo! O jeans vem junto com uma sacolinha com vedação para ser utilizada em temperaturas baixas, no caso sobreviver no freezer. Não quer dizer que você vai usá-lo na Sibéria...

Esse tempo no freezer mata as bactérias e tira o cheiro de uso. Assim economiza-se água, sabão e energia, pois o congelador já fica ligado o tempo todo mesmo. O material da calça é feito com material orgânico que não leva em nenhuma etapa qualquer tipo de agrotóxico. Segundo Jandira, "À medida que vai congelando e descongelando, o tecido amacia e a calça fica com o formato do corpo da pessoa”, dessa forma, se algo repingar também será incorporado a peça devido a esse processo. Não há problema em lavar calça com água e sabão, porém corre o risco de perder um pouco o formato do jeans.

A comercialização inicia em abril e estima-se um preço de R$ 300,00 para as calças que, inclusive, são dupla face. Não precisa nem lavar, é virar pelo avesso e usar a mesma peça como se fosse nova. Maravilha, hein?!? Pena que eu não uso jeans... faz uns 10 anos já...

Um comentário:

  1. ta mas nós precisamos lavar muitos outros tipos de roupas...não só calças!!!
    Essa nova alternativa foi apresentada mais com o propósito da inovação e da questao ecologica, mas não para facilitar a vida das pessoas!!!!
    só pra isso mesmo, pq duvido q isso vá se prolongar!!!! uma pelo preço, e outra, pq eh apenas uma calça...UMA, dentre 7 peças de roupa q tu usa durante uma semana (sem contar toalhas e lençois).
    enfim, a ideia foi genial demais!!!! muito bem bolada, mas tem q trabalhar em cima dessa ideia para q seja algo q facilite.

    ResponderExcluir