8 de janeiro de 2010

Inovações Fúnebres

Hoje, enquanto almoçava com um tio, fiquei sabendo das inovações que farão nas capelas onde acontecem os velórios. Algumas salas terão um aconchego e um luxo maior, com poltronas e possíveis outros acessórios. Será instalada uma TV grande para a projeção de fotos, vídeos e/ou textos para homenagear o ente querido ou para qualquer que seja o motivo. Tomei conhecimento que já existem empresas que organizam o velório, com lista de convidados, buffet, lembranças e outras coisas personalizadas. Puxa vida! Ou melhor, puxa morte!!!

Lembro de uma palestra do Seitenfus, o escritor da maioria dos livros da bibliografia da minha monografia, em que ele relatava os hábitos no Haiti. Uma coisa que me chamou atenção e que lembrei diante do papo do almoço, foi o modo que eram realizados os velórios no Haiti. Lá velório é uma festa importante, tanto que as pessoas tiram suas melhores roupas do armário para comparecer ao ato fúnebre. Aparentemente é muito mais importante que o próprio aniversário. E realmente há uma festa! É muito engraçado, pois como pode um povo tão pobre dar tanto valor a morte?!? Talvez seja a única recompensa que eles tem da vida. É triste quando as pessoas mendigam por ÁGUA!!

Nunca fui muito a favor de velórios. Acho desnecessário fazer uma vigília ao corpo morto de alguém. Pra quê? Ficar olhando o corpo e todo mundo chorando em volta. Não vejo sentido nisso! Ok, há os que querem fazer as últimas homenagens, mas nunca vi alguém fazer algo diferente acerca disso. Mandam flores e coroas, mas poderia ter feito enquanto vivo, agora não adianta mais... Pra mim uma meditação e um pensamento positivo é o suficiente. E não precisa ser feito ao redor do corpo, deixa ele pra lá pois já fez o que tinha que fazer... Mas cada um com suas crenças e hábitos fúnebres. Já ouvi relatos de professores que iam em velórios de desconhecidos simplesmente pra tomar um cafézinho de graça...

6 comentários:

  1. hahahaha.. cafézinho de velório
    0//

    Mas na real isso é estranho mesmo. Na verdade acho que velório só aumenta o sofrimento da família.
    É o corpo presente, as pessoas sem ter o que te dizer, você sem ter o que responder. Acaba ficando mais doloroso do que a perda em si.

    Mas cada vez mais surge inovação nesse meio, pois é uma coisa "certa". As empresas de eventos estão se focando em velórios, enterros e rituias do gênero.
    Casamento parece que só diminui, e morte é a única certeza.


    Mas uma coisa eu desejo, quando eu morrer: FAÇAM FESTA!
    ;)

    Abraço, Poletto

    ResponderExcluir
  2. Há políticos na cidade que fazem a mesma coisa: vão a todos os velórios, tomam café, abraçam parentes e ficam com cara de pastel diante do morte desconhecido.

    ResponderExcluir
  3. cara de pastel ahahahahha
    tu eh a segunda pessoa depois de mim q fala isso na face da terra.
    mas enfim, sobre o post, esse negocio de morte eh uma das coisas mais discutidas dentro das religioes, entao como eh morte mesmo, nao da pra contestar depois q acontece, cada um faz do seu jeito e deu!!! existem varias maneiras de se realizar o "ritual de passagem no morte". eu particularmente não sou dessa de velorio, tenho outros principios, mas tambem nao me encomoda quem eh a favor, até pq é uma das coisas mais antigas q existe na face da terra, entao, nunca iremos conseguir acabar com esse ritual

    ResponderExcluir
  4. Marina, concordo! E outra, quando morrer me avisa, ok?!? Quero ir na festa!!! hauhauahua...

    Nine, políticos são não somente cara de pastel, mas principalmente cara de pau... até em velório!!

    Lí, realmente estamos tratando de um ritual milenar. Cada um "sabe" o que é melhor pra si...

    Muito obrigado pelos comentários enriquecendo o blog!!

    ResponderExcluir
  5. É, realmente, qual o propósito de todos os familiares e amigos ficarem chorando em volta do corpo da pessoa falecida? Só pra aumentar o sofrimento mesmo!
    Também não sou muito a favor, mas também não sou contra! Como já foi dito, cada um sabe de si!
    Também porque isso é bom pra algumas pessoas... para que possam "se dar conta" que a pessoa querida se foi, encarar isso, chorar, sofrer para depois seguir em frente!
    Quando eu morrer, não quero velórios, nem quero ser enterrada! Quero que doem os meus órgãos e quero ser cremada!
    Porque, sinceramente, tudo o que a pessoa foi não é o corpo dela! Não é a aparencia de alguém que te faz conhecer a pessoa e gostar dela. Quando tu morre tudo que tu foi nao fica ali nakele corpo sendo velado, fica dentro da mente, na lembrança... e no coração dos que amavam!

    É isso!

    Abraço!

    ResponderExcluir
  6. "Quando tu morre tudo que tu foi nao fica ali nakele corpo sendo velado, fica dentro da mente, na lembrança... e no coração dos que amavam!"

    Esse é o espírito!! Valeu Aline!!

    ResponderExcluir