18 de fevereiro de 2010

A Chave é o Chávez

Nosso amigo Hugo parece viver em uma constante paranóia com o governo dos Estados Unidos. Sempre acha que será alvo de mais um golpe ou qualquer coisa parecida. Francamente, se estivesse no lugar dele, teria o mesmo sentimento. Não compartilho das ideias políticas dele, mas seguindo pelo seu rumo, realmente as coisas caminham para algum grande acontecimento não tão longínquo. Após uma leitura do Le Monde, passo a explicar...

Tudo começa com o consumo de energia provenientes de hidrocarbonetos pelos Estados Unidos. Os americanos consomem cerca de 22% do total mundial de petróleo e gás natural. Suas reservas, que tem em média 3% das reservas mundiais, estão se esgotando rapidamente e a fonte de abastecimento é prioritariamente do exterior. O maior fornecedor é o Canadá, porém seu consumo interno tem aumentado e suas reservas também tem diminuído. Seguindo a lista, o próximo exportador é o México, contudo suas reservas e sua confiabilidade também estão em decadência. Resultado, tudo aponta para Caracas. A Venezuela tem reservas comprovadas que chegam a mais de 170 milhões de barris, quase 7 vezes mais que as reservas do México e Brasil juntas. É a segunda maior potência petrolífera do mundo, perdendo apenas para a Arábia Saudita, a sétima maior exportadora e a terceira produtora. Que beleza, hein?!? Mas não para por aí... Estudos mostram mais petróleo na Faixa do Orinoco que, se comprovadas, transformará a Venezuela na maior reserva de petróleo bruto do planeta dobrando a quantidade de suas reservas. Isso sem falar no importantíssimo papel que Hugo tem na OPEP. A jogada é gigantesca! Agora vejamos o lado vigilante e estrategista americano. Os EUA agora tem sete bases na Colômbia e mais duas em que há conselheiros e instrutores estadunidenses. No Equador também há uma base, assim como no Panamá, Peru, Aruba, Curaçao, Costa Rica, El Salvador e Honduras. Não bastasse isso, ainda há a IV Frota dos Estados Unidos estacionada nas Antilhas. A base de Palanquero, no centro da Colômbia, receberá cerca de 44 milhões de dólares de investimento e contará com uma pista de 3,5 km podendo receber aviões C-17 capazes de transportar 70 toneladas com uma autonomia de 8 mil quilômetros, ou seja, podendo cobrir praticamente todo o continente. Em Apiay, serão instalados aparelhos de reconhecimento e Awacs, radares móveis de longo alcance. Resumindo, a Venezuela está quase que completamente cercada pelos Estados Unidos. Paranóia?!?

"Ventos de Guerra começam a soprar" já dizia Hugo Chávez há alguns meses atrás. Com certeza não serão os Estados Unidos os protagonistas de toda a confusão. Pelo menos não diretamente. Certamente irão forjar algum golpe ou colocar uma nação contra outra ou qualquer conflito civil interno para poder intervir e comandar tudo. Alguma dúvida quanto a isso?!?

Um comentário:

  1. potaqueopareeo
    essas estrategias politicas sao foda!
    cade Davi pra encarar o gigante?
    nao duvido nem um pouco... =/

    ResponderExcluir