22 de novembro de 2009

Músico

22 de Novembro, dia da Santa Cecília, dia do músico. É também o dia da fundação de Niterói e de Lages, da independência do Líbano, do assassinato de Kennedy, da extinção do MDB e da ARENA, mas isso não vem ao caso...

Deixando de lado minha aversão a religião, a história de Santa Cecília e a ligação dela com a música é interessante. Depois de ter saído ilesa de diversos tipos de tortura por espalhar e converter seu noivo e inúmeras pessoas ao cristianismo, foi finalmente condenada a morte. Com três golpes não conseguiram separar o cabeça do tronco, mas depois Cecília caiu mortalmente ferida e assim ficou por três dias. Foi enterrada na Catacumba de São Calisto, porém, com várias invasões dos godos e lombardos, muitas relíquias de santos foram removidas para Roma e algumas perdidas. Um papa teve uma visão com a Santa que lhe revelou o seu "paradeiro" e então encontraram seu corpo intacto como havia sido enterrado. A ligação com a música provém do seu casamento e a não violação da virgindade pelo noivo, razão de todas as conversões e todo o martírio. Durante a festa, ao som dos instrumentos musicais, teria elevado o coração a Deus assim: “Senhor, guardai sem mancha meu corpo e minha alma, para que não seja confundida”. Sendo assim, desde o século XV, no seu dia é comemorado o dia do músico e da música.

Músico é todo aquele que faz música. Música é a arte de se expressar através de combinações de tonalidades e sons de maneira agradável ao ouvido, algo harmonioso e melodioso. Um bom músico é como um bom escritor, um bom orador, um bom dançarino, um bom desenhista... Deve saber expressar o que quiser através de sons. É magnífico! Costumo fazer uma distinção de instrumentista e músico. Não é necessário ser um ótimo instrumentista para se fazer boa música. Faço uma analogia com um escritor. Se emprega palavras rebuscadas e prolixas seu relato acaba por ser de difícil compreensão e restrita para poucos. Contudo, com simplicidade e escolhendo bem as palavras pode atingir muito mais pessoas e se fazer entendido mais facilmente. Para os músicos, sempre comparo Malmsteen com Ramones. Sem dúvidas que Malmsteen tem um domínio grandioso de técnicas para utilizar seu intrumento, porém os Ramones com simples 3 acordes conseguem expressar muito mais e atingir muito mais público pela sua simplicidade e energia. De qualquer jeito, são formas de diferentes de expressar suas idéias, pensamentos e sentimentos.

Finalizando, parabenizo todos os músicos neste dia! Obrigado por fazerem minha existência mais harmoniosa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário