20 de outubro de 2009

De Olho no Congresso

Dois projetos de lei me chamaram bastante a atenção nos últimos dias. O primeiro tratava da possibilidade dos eleitores revogarem o mandato do político eleito caso estejam descontentes com a atuação dele. O segundo era sobre os políticos eleitos passarem a ser obrigados a matricular seus filhos em escolas públicas. Muito interessante!

O primeiro projeto é muito bom. Quantas vezes não tivemos vontade de mandar embora aquele político que fez uma cagada imensa ou que teve conduta suspeitável? Pois nada mais justo o próprio eleitor, os que escolheram e os que também estão sendo representados pelo eleito, retirar o mau político do cargo. Na sua empresa não é assim? Então por que no meio público não é? Ainda mais em cargos representativos como o Executivo e o Legislativo. Na votação da lei já poderemos ver e desmascarar alguns políticos. Os que não tem rabo preso não se incomodarão e os que são bons apoiarão sem pestanejar.

O outro projeto, acerca dos políticos eleitos serem obrigados a colocar seus filhos em escolas públicas, também é bastante interessante. Em primeira análise, parece um tanto antiquado, pois retira a livre escolha dos pais escolherem onde matricular seus filhos. Porém, a idéia é melhorar o ensino brasileiro na marra. Os políticos não vão querer uma escola ruim para os filhos. Consequentemente o ensino público receberá mais incentivos e aos poucos melhorará. Boa iniciativa do Sr. Cristóvam Buarque.

De qualquer forma, mesmo que os projetos não sejam aprovados, poderemos desmascararm vários políticos que estão no Congresso. Os dois projetos incitam o caráter deles. São questões delicadas para os ladrões de colarinho. Portanto, prestemos atenção!!

3 comentários:

  1. Dois otimos projetos de lei!!!!
    tomara que sejam aprovados, alguma mudança trarão concerteza!!!! e boas neh....tendem a ser boas. A segunda principalmente, é algo a mais para ocorrer mudança no ensino (assim esperamos)

    ResponderExcluir
  2. com certeza......rsrsrsrsrsrsrs

    ResponderExcluir
  3. Bom, realmente é fato que 'retira a livre escolha dos pais escolherem onde matricular seus filhos'. Todos têm direito a uma educação (isso está no estatuto do direito da criança e do adolescente), ja nós pagamos por educação (através de impostos). Mas o fato é que somos obrigados a pagar uma escola particular pra que nossos filhos tenham uma educação de qualidade.
    Esse projeto de lei só prova quão ruim a situação está. Se a educação gratuita no Brasil fosse boa (como os políticos dizem), não seria necessária uma lei dessa, pois os filhos deles já estariam em escolas públicas!
    Sinceramente não acredito que essa lei vá ser aprovada. Motivo: Políticos que estão aí hoje não estão interessado em educar o brasileiro. A boa educação faz o ser humano pensar. Se o ser humano pensa, ele faz escolhas sábias. Se ele começar a pensar e fizer escolhas sábias, ele vai começar a reclamar pelos seus direitos. Se o brasileiro reclamar pelos seus direitos, o governo cai. Será que é isso mesmo que eles querem?
    Quanto à 1ª lei mencionada, acho que eu acabei explicando sem querer. Se a pessoa que vai revogar o mandato do político não tem uma boa base, uma boa educação, como definir a qualidade dessa revogação? (Essa lei pode até ser que entre em vigor. Afinal, o cidadão não tem conhecimento suficiente pra revogar coisa alguma. Portanto, vai ser mais uma lei inútil.)
    Mas gostei do post :)

    ResponderExcluir