5 de outubro de 2009

Sobre o mistério...

Hoje é um dia propício para falar de mistério... por quê? Já conto... HO HO HO!! Mistério vem do grego "mystérion" e significa algo secreto, escondido ou algo de causa oculta ou que não se pode explicar. É algo inacessível a razão. Também é a fonte de muitas paixões e alguns ódios compulsivos. Na verdade mistério é um mistério...

Por que falar de mistério hoje? Li uma notícia relatando que um escritor e historiador britânico chamado Mei Trow havia descoberto a identidade de Jack, o Estripador. Todos conhecem o criminoso, digo, a história do criminoso. "Jack" foi um assassino em série que agiu na segunda metade do ano de 1888 em Londres no distrito de Whitechapel. Suas vítimas eram prostitutas e ele sempre as deixava mutiladas, muitas vezes removendo órgãos internos. O criminoso nunca foi descoberto e virou lenda. Trow apontou Robert Mann, funcionário do necrotério, como sendo Jack, o Estripador. Chegou a essa conclusão pela análise psicológica e geográfica das evidências. O criminoso seria de uma classe baixa, teria problemas no convívio social, praticaria algum trabalho serviçal e com conhecimentos de anatomia. Se o sr. Mann realmente era "Jack", ele teria tido a oportunidade de despir e admirar seu "trabalho" em suas vítimas além de ter participado no inquérito servindo de testemunha e dizendo a causa da morte para a própria polícia em seu necrotério. Mesmo assim, não há nada certo e tudo continua um mistério. Então me pergunto, por que o britânico gastou tempo com isso? Mudou alguma coisa?

Complementando os fatos sobre mistério, ontem dei uma rápida passada na Feira do Livro. Nas andanças entre as estandes encontrei um livro de um dos meus autores favoritos, Edgar Allan Poe, o pai do romance policial moderno. O cara é fera! Suas histórias são muito boas e muito loucas. Nunca se sabe para que lado vai acabar e na maioria das vezes acaba de algum jeito inusitado. Eu começo a ler os contos dele e devoro o livro inteiro de uma só vez. Leio e releio e sempre há algum detalhe que realça toda a graça da história. Quem nunca ouviu falar no "O Poço e o Pêndulo" ou o célebre poema "O Corvo"? Definitivamente é indispensável alguma leitura de Edgar Allan Poe.

E, se não fosse o personagem Auguste Dupin do livro "Assassinatos na Rua Morgue" de Edgar Allan Poe, talvez não haveria Sherlock Holmes ou Hercule Poirot. Arthur Conan Doyle, o meu autor preferido e criador de Sherlock Holmes, para mim é o pai do mistério. Os relatos do Dr. Watson são os exemplos mais conhecidos, porém até mesmo com o Dr. Negro, Conan Doyle demonstra sua habilidade com o mistério. Eu até fui na 221B na Baker Street em Londres conhecer o museu e o "próprio" Dr. Watson!! Bom, mas venho falar do filme de está para sair no início do ano que vem. Robert Downey Jr. e Jude Law estrelam o filme "Shelock Holmes". No primeiro momento fiquei super contente e fui correndo assistir o trailer. Aí então me decepcionei a granel!!! Onde é que já se viu Holmes lutando ou sendo mulherengo? A sinopse dizia que querem mostrar um outro lado diferente de Sherlock Holmes. Poderiam ter escolhido um lado que existisse pelo menos... Bah, que decepção!! Bom, os atores são bons e a produção também, porém, assim como Coração Valente, estará repleto de erros históricos. Confiram aí...

Um comentário:

  1. Recomendo a leitura de H.P Lovecraft (Howard Phillip Lovecraft)...já que estamos falando em mistério.
    É um escritor suuuuuper bom, ele escreve muitos contos, um pouco de mistério bem bolado, e recomendo pra quem curte ficção. Ele insere criaturas ficticias da imaginação e tal, seres ficticios. É muito bom, é uma viajem totaaaal, mas bah, ele é chamado de "O mestre do Indizivel".
    Ele tem um clássico que todos ja devem ter ouvido: O chamado de Cthulhu
    é meio ruinzinho de achar todos os contos dele, mas tem por ai!

    ResponderExcluir