3 de outubro de 2009

RIO 2016 II

Ando muito indignado com o repúdio da vitória do Rio de Janeiro como sede dos Jogos Olímpicos de 2016. Tem muito brasileiro ainda que não gostou da escolha e continua falando mal. Venho aqui rebater algumas dessas críticas. E pelo jeito vou ficar o final de semana inteiro falando disso...

1. Será gasto uma quantia significante na realização dos jogos enquanto poderia se usar esse dinheiro para investir em saúde, educação e segurança.

Ok, tudo bem. Mas então me explica por que não foi investido essa quantia até hoje? Se realmente quisessem investir nestes setores fortemente já teria sido feito. Na verdade, já deveria ter sido feito. E você prefere inviabilizar uma Olimpíada? O investimento nos jogos também é um investimento indireto nestes setores. Esporte é saúde. Imagina como ter as Olimpíadas aqui no Brasil vai influenciar a prática de diferentes modalidades e aumentar os das mais tradicionais? Esporte é cultura. Esporte faz parte da educação. E para assegurar o bom andamento dos jogos e até mesmo das obras será necessário melhorar a segurança.

2. Haverão desvios enormes de verbas durante a construção e estruturação dos jogos.

Alguns detalhes importantes parecem passar despercebidos. Teremos 3 eleições até a Olimpíada do Brasil. O nosso voto vai determinar quem estará no poder. Então vote consciente! Se pessoas sérias e trabalhadoras forem eleitas, a roubalheira não existirá. Se o seu candidato não tem tanta expressão, faça campanha. Aponte os erros de quem não presta. Instrua os que não sabem ou não enxergam. Mas acima de tudo, discuta! Também cabe aos cidadãos fiscalizarem desde já, tanto os políticos como as políticas empregadas e ficar de olho na prestação de contas. Temos que exigir um trabalho sério. Mas, se os cidadãos por acaso não se mobilizarem e a roubalheira se instaurar novamente, ainda assim, por incrível que pareça, é bom para o Brasil. Os Jogos Olímpicos por si só movimentam um dinheiro colossal e todos os setores podem se beneficiar com o evento. De qualquer forma os jogos irão sair e todos vão querer que seja relizado nos conformes e então tudo vai acontecer. Mesmo com milhões desviados. a população ganharia com o evento. É um caminho mais difícil, não incentivo, mas mesmo assim, na pior das hipóteses, tem saldo positivo.

3. O povo do Rio de Janeiro não merece.

Que bairrismo! Se você se acha melhor, que incentivasse a promoção da sua cidade ou do seu Estado. "O carioca tem uma cabeça pequena, povo curtinho de idéia". Se assim fosse, não teriam conquistado de realizar os Jogos Olímpicos. Não seria uma potência nacional. Claro que o Rio de Janeiro tem problemas graves, contudo tem pontos positivos magníficos. E o Brasil inteiro entra na roda, não somente o Rio. São Paulo irá abrigar algumas modalidades. Estados vizinhos também ajudarão a abrigar turistas e delegações e ganharão bastante com turismo também. Até mesmo Caxias do Sul pode se beneficiar. Aqui se encontra um expoente do esporte mundial, a canoagem. Pois por que não se inicia um programa de intercâmbio trazendo para cá competidores estrangeiros? Não é difícil, basta apenas se programar, projetar e ir atrás. Quem for esperto lucrará com os jogos. Mesmo que não queira fazer nada, é o seu nome que está envolvido também. O Brasil e o brasileiro é que vai estar sendo avaliado. Cria-se um estereotipo diferente. A Alemanha perdeu muito o conceito de povo frio e fechado após a Copa do Mundo. Como consequência, o turismo após a Copa aumentou 50%. Além disso, foram criados 60 mil empregos antes e foram mantidos 40 mil após a realização do evento. Pois então incentive os trabalhos de quem se dedica. Eles trarão uma opinião diferente do que é um "brasileiro". E lembre-se, seus impostos estarão indo para isso, por que não incentivar, fiscalizar e aproveitar? As Olimpíadas nunca estiveram tão perto de você!

Nenhum comentário:

Postar um comentário