15 de outubro de 2009

O Professor

15 de Outubro, Dia do Professor... Parabéns a todos os professores pelo dia!!

Professor é o profissional que ministra aulas ou cursos em todos os níveis educacionais. É uma das profissões mais antigas e mais importantes, tendo em vista que as demais, em sua maioria, dependem dela. Que responsabilidade! E ainda assim não é tão valorizada quando observando o salário médio do profissional.

Como ainda vivemos com um sistema monetário, a maioria das pessoas buscam ganhar bem. Logo, ser professor acaba para quem gosta. Mas pelo baixo salário, muitas vezes com o passar do tempo o profissional perde o incentivo e o ânimo de correr atrás de boas aulas. Na minha opinião, o professor deveria ter um salário muito bom. A responsabilidade é enorme. E quando se é bem remunerado, muitas pessoas vão atrás. Assim, somente os melhores e mais qualificados conseguiriam o trabalho. Aí sim seria uma maravilha! O ensino seria bom, os profissionais seriam melhores, as pessoas seriam mais bem preparadas e teriam ciência do poder que tem nas mãos.

Existem professores e professores. Existem aqueles que viram dançarinos fazendo danças ousadas, não é Jaqueline "Toda Enfiada"?!? Existem aqueles que quando você estiver no leito de morte lembrará de algum ensinamento daquele bom e velho professor. Existem os que são inseguros e não passam um aprendizado forte e os que são arrogantes e se acham donos da verdade. Existem os professauros que dividem-se em verdadeiras bibliotecas ambulantes e peças de museu do século passado. Mas professor deve ser educador. Deve buscar construir o desenvolvimento intelectual dos alunos transmitindo entusiasmo e paixão pelo que faz. Deve vibrar com as conquistas dos seus pupilos sem descriminação. Deve instigar o pensamento e a expressão da opinião de todos, sabendo lidar como líder e ter a consciência que também estará formando líderes.

Um dado interessante é que as mulheres dominam essa profissão, principalmente até o Ensino Médio. Já no Ensino Superior os homens tomam conta, pelo menos no meu ver. Penso que isso se deve com a facilidade das mulheres lidarem com crianças, pois tem um instinto materno. Os homens se destacam na especificidade e complexidade do conhecimento. Todavia, o número de mulheres e homens professores vem se igualando aos poucos, como em praticamente todos os setores.

Aos professores, um recado: lembrem da responsabilidade que tem em vossas mãos!

Triste realidade...

2 comentários:

  1. Ótimo post. Feliz dia dos professores!

    ResponderExcluir
  2. Feliz dia dos professores!!!!!!!!!!!!!!

    que maravilha, acredito que um dia essa profissão sera mais reconhecida!!! uma das mais importantes que se tem!!!!
    muitos anos de nossa vida passamos em contato com esses mestres.

    ResponderExcluir