14 de outubro de 2009

Um Livro Que Não Acaba

O que você acha de levar toda a sua biblioteca de casa na sua mão?!? Pois é, vários modelos de leitores digitais já estão no mercado. O principal é o Kindle, da Amazon, a maior livraria do mundo. O Kindle é um leitor de livros eletrônicos que tem capacidade de armazenar cerca de 1500 arquivos. O aparelho tem o tamanho de um livro ou um gibi e pesa quase 300 gramas. O escritor Paulo Coelho afirma que "o caminho digital é sem volta" e completa comentando que "quem não adotar a nova tecnologia vai ficar tão antigo quanto os monges medievais".

O Kindle chegará ao Brasil em duas semanas, mas já pode ser encomendado pelo site da Amazon. A encomenda está custando cerca de mil reais. Nos Estados Unidos já é sucesso desde 2007 quando foi lançado. Incusive algumas universidades estão testando e algumas já estão retirando bibliotecas inteiras e disponibilizando os aparelhos para o uso dos alunos. A Amazon anunciou que hoje vende 48 livros eletrônicos para cada 100 cópias em papel. Realmente uma revolução no quesito leitura!

O Kindle está ligado ao site da Amazon por uma conexão 3G para a aquisição dos livros efetuando o pagamento via cartão de crédito. Também será possível armazenar no aparelho outros formatos de arquivos, como doc e pdf. De uma maneira simples pode-se virar as páginas virtuais, fazer anotações e buscas no livro ou na biblioteca. Os usuários estão reclamando que algumas vezes a troca de página e a busca são lentas e que fazer as anotações ainda é um pouco complicado. Com certeza, logo estes problemas serão sanados. O que é realmente bom é não ter que carregar vários volumes pra lá e pra cá que pesam muito e ocupam espaço. Ter disponível mais de mil volumes na bolsa ou na pasta em um pequeno aparelho ajuda pra caramba!

A única coisa que estava achando ruim era o simples fato de leitura. Ler em tela de computador é um saco e cansa demais. Não ficaria lendo um livro num aparelho por muito tempo, em poucas páginas já estaria louco para largar e fazer outra coisa para descansar os olhos. Aí é que está a grande sacada do Kindle e outros leitores do gênero. Estes aparelho utilizam a tecnologia de tinta eletrônica, feita com particulas magnéticas. Além de gastar menos energia, tem uma leitura mais confortável, pois não emite luz própria. O mecanismo utilizado é semelhante ao das lousas magnéticas para crianças. Agora sim o negócio ficou interessante!

Estou realmente curioso quanto ao aparelho. Espero que algum conhecido compre para mim ver se vale a pena um negócio desses. Em princípio é super bacana, mas é melhor dar uma testada primeiro. Contudo, com certeza em pouco tempo estarei rendido a mais esse avanço da tecnologia. E certamente serei apenas mais um...

Um comentário:

  1. hum!!! mega inovador...mas eu nao gostei muito...e não pretendo ter um!!! sou mais de folhar páginas!!
    Pensando aqui com meus botões, fiquei pensando, estaremos lendo na tela de um computador praticamente, isso exercita muito mais nosso cerebro e olhos doque um livro normal...sera que a questao da imaginaçao sera a mesma? sera que vamos conseguir projetar oque estamos lendo em imagens, como fazemos como os livros comuns?
    tenho minhas duvidas quanto a isso....
    tente baixar um conto no seu computador e leia ele, e tente ler o mesmo conto em páginas de livro...eu noto diferença!

    massssssssss, isso sera um enorme sucesso sem duvidas!!! muito mais pratico e tem muitos outros beneficios. Quem realmente se entende com a tecnologia, isso sera uma mão cheia.

    ResponderExcluir