11 de setembro de 2009

11 de Setembro

Quando falam em 11 de Setembro, o que lhe vem a mente? Aviõesinhos mergulhando em prédios? Terrorismo? Estados Unidos? George Bush? Como a mídia faz uma lavagem em nossas cabeças. Tudo bem que este acontecimento é relativamente recente, faz 8 anos hoje, mas muitas outras coisas interessantes e importantes também aconteceram em um 11 de setembro.

Em 1297, William Wallace liderou os escoceses na magnífica batalha da ponte de Stirling, vitória crucial para a independência da Escócia. Nesta batalha Murray, que também liderava o exército e era amigo pessoal de Wallace, foi gravemente ferido e acabou morrendo dias depois.

Em 1836, General Neto proclamou a independência da República Rio-Grandense perante as tropas perfiladas. Evento mais que importante para a história rio-grandense e que, pelo menos nos últimos anos, não é lembrado. Que vergonha!

Em 1973, o General Pinochet liderou um sagrento o golpe militar no Chile. O golpe acarretou na morte do então presidente Salvador Allende. Nas palavras de Gabriel García Márquez: "O Presidente Salvador Allende compreendeu então, e o disse, que o Povo tinha o Governo, mas não o Poder. Frase mais alarmante, porque Allende levava dentro de si uma amêndoa legalista, que seria a semente de sua própria destruição: um homem que lutou até a morte na defesa de legalidade, teria sido capaz de sair pela porta da frente de La Moneda, de cabeça erguida, se o Congresso o houvesse destituído dentro dos parâmetros da Constituição."

Em 11 de setembro nasceram pessoas ilustres, como Adorno, filósofo alemão, Beckenbauer, ex jogador e meu amigo Daniel Frosi, vulgo Ed. Parabéns, meu caro amigo!

Nessa mesma data faleceu Nikita Khrushchov, chefe de Estado da União Soviética, criador do Pacto de Varsóvia, principal mentor da doutrina da Coexistência Pacífica, responsável pelo início do programa espacial que colocou pro espaço a Sputnik e Yuri Gagarin e um dos protagonistas da Crise dos Mísseis de 62, quase levando o mundo a terceira grande guerra.

Portanto esqueça essa vã comoção estadunidense e vá além do que a mídia diz ser importante. Caso não queira recordar os fatos que relatei, apenas lembre que em 11 se setembro restam 111 dias para acabar o ano.

"Camaradas! Nós que compomos a 1ª Brigada do Exército Liberal, devemos ser os primeiros a proclamar, como proclamamos, a independência desta província, a qual fica desligada das demais do Império, e forma um estado livre e independente, com o título de República Rio-grandense, e cujo manifesto às nações civilizadas se fará competentemente. Camaradas! Gritemos pela primeira vez: viva a República Rio-grandense! Viva a independência! Viva o exército republicano rio-grandense!"
General Antônio de Sousa Neto (Campo dos Menezes, há 173 anos)

2 comentários:

  1. muito bom poletinho!!!
    mais c esqueceu que é o dia do serrado brasileiro!!!!

    ResponderExcluir
  2. continuando....em 11 de setembro de 1944 a cidade Darmstadt (Alemanha), foi bombardeada por tropas inglesas da segunda guerra mundial, onde morreram mais de 10.000 pessoas.
    Nesse dia tambem, em 79 nasceu o assassino que matou Dimebag
    mas, frizando o atentado do 11 de setembro, ontem vi um programa sobre Conspirações a respeito desse atentado, todo ele! é bem interessante...vale a pena ver, para ver o suposto outro lado e esquecer essa historia de "coitadinhos".

    ResponderExcluir