22 de setembro de 2009

O Herói Tiaraju

Eis que o índio guarani é aclamado Herói Nacional. O Diário Oficial de hoje traz a lei que insere José Tiaraju, o nosso Sepé Tiaraju, no Livro dos Heróis da Pátria. Nada mais justo! O herói indígena já era declarado oficialmente "herói guarani missioneiro rio-grandense". Não bastasse isso, é para muitos tido como santo, tanto que o município de São Sepé foi nomeado em homenagem ao santo herói.

Sepé Tiaraju, nascido nos redutos jesuítas dos Sete Povos das Missões, era ótimo combatente e estrategista. Liderou as milícias indígenas contra as tropas portuguesas e espanholas durante a Guerra Guaranítica. Guerra que se iniciou com a assinatura do Tratado de Madrid em 1750, acerca das demarcações territoriais. Em 1753, indígenas e jesuítas recusaram sair de suas terras e deu-se início efetivo a guerra que durou três anos. A batalha de Caiboaté, na entrada da cidade de São Gabriel, selou a derrota dos guaranis com a morte de Tiaraju.

Diversos autores abrilhantam os feitos de Sepé Tiaraju, entre eles Basílio da Gama no poema épico "O Uraguay" e Érico Veríssimo no romance "O Tempo e o Vento". Deixo aqui um pequeno trecho da obra "Décima de Sepé Tiaraju" de autoria de Mário Mattos:

"Entendo enfim que Sepé
Como súdito de sua gente; -
E que esse índio valente,
Nascido na nossa terra;
Contra a injustiça fez guerra,
Dando a vida heroicamente.

Querer negar a importância
De Tiaraju e das Missões,
É ignorar tradições
Da nossa faina campeira,
Que tem marca missioneira
Do focinho até os garrões."


"CO IVI OGUERECO IARA" ("Esta terra tem dono")
Sepé Tiaraju

Um comentário:

  1. Ei...Valeu por ter lembrado da gente, eu sou descendente de índio e tenho muito orgulho...ta no meu sangue amar a natureza, dar flechadas e andar pelada..ahahahah

    ResponderExcluir