Eis que o índio guarani é aclamado Herói Nacional. O Diário Oficial de hoje traz a lei que insere José Tiaraju, o nosso Sepé Tiaraju, no Livro dos Heróis da Pátria. Nada mais justo! O herói indígena já era declarado oficialmente "herói guarani missioneiro rio-grandense". Não bastasse isso, é para muitos tido como santo, tanto que o município de São Sepé foi nomeado em homenagem ao santo herói.
Sepé Tiaraju, nascido nos redutos jesuítas dos Sete Povos das Missões, era ótimo combatente e estrategista. Liderou as milícias indígenas contra as tropas portuguesas e espanholas durante a Guerra Guaranítica. Guerra que se iniciou com a assinatura do Tratado de Madrid em 1750, acerca das demarcações territoriais. Em 1753, indígenas e jesuítas recusaram sair de suas terras e deu-se início efetivo a guerra que durou três anos. A batalha de Caiboaté, na entrada da cidade de São Gabriel, selou a derrota dos guaranis com a morte de Tiaraju.
Diversos autores abrilhantam os feitos de Sepé Tiaraju, entre eles Basílio da Gama no poema épico "O Uraguay" e Érico Veríssimo no romance "O Tempo e o Vento". Deixo aqui um pequeno trecho da obra "Décima de Sepé Tiaraju" de autoria de Mário Mattos:
"Entendo enfim que Sepé
Como súdito de sua gente; -
E que esse índio valente,
Nascido na nossa terra;
Contra a injustiça fez guerra,
Dando a vida heroicamente.
Querer negar a importância
De Tiaraju e das Missões,
É ignorar tradições
Da nossa faina campeira,
Que tem marca missioneira
Do focinho até os garrões."
"CO IVI OGUERECO IARA" ("Esta terra tem dono")
Sepé Tiaraju
Ei...Valeu por ter lembrado da gente, eu sou descendente de índio e tenho muito orgulho...ta no meu sangue amar a natureza, dar flechadas e andar pelada..ahahahah
ResponderExcluir