13 de setembro de 2009

Gezuiz

"Rezar: o ato de pensar que os planos de Deus são tão estúpidos que ele irá mudá-los só porque você pediu."

Hoje pela manhã passeava e via várias pessoas saindo das missas em diferentes igrejas. A última missa que assisti já faz um bom tempo, graças a Deus, hauhauahau... Sou totalmente contra religiões, corroboro com Marx quando disse que religião é o ópio do povo. Acho muito engraçado essa história de missa. Na verdade eu não consigo entendê-la. Quando falo em missa, refiro-me as da religião católica, que é a que conheço mais profundamente. Vamos aos fatos.

Primeiramente a chegada na igreja. Muitas igrejas esbanjam grandiosidade, seja pelo espaço ou pelos metais e pedras preciosas que decoram o local. Essa é a primeira coisa que me intriga, pois sempre pregam um discurso de humildade e doação. Segundo passo, encontrar um lugar confortável para assistir o culto. O único lugar confortável é o do padre, que dispõe ainda de um vinhozinho durante a cerimônia. Os bancos de madeira dura são para penitência, afinal você já nasceu pecador. Eis que começa a brincadeira, vivo e morto. Caramba, nunca acertava. Sempre tentava memorizar quando tinha que levantar e quando estava de pé não via a hora de poder sentar novamente. Vivo... morto... morto... vivo... morto... Nunca consegui ganhar um jogo desses. Diaxo!

E é incrível como o comodismo impera. Todos aqueles cantos que pouquíssima gente presta atenção nas letras, ficam mais preocupados em encenar e às vezes ainda rolam algumas coreografias, aquela fila de robozinhos na hora de pegar a hóstia, o lanchinho do encontro, o sermão que nem metade das pessoas lembram sobre o que era quando perguntadas meia hora depois... E pra finalizar, depois de falar em paz e perdão durante a missa, os religiosos ainda brigam na saída do estacionamento da própria igreja. E os padres que falam de famíla mas não podem formar uma... Não entendo! Isso que nem falei dos padres que saem para fazer festa e vão pra zona...

Rezar é fácil, gratuito, rápido e exime responsabilidades. Tirar os joelhos do chão e fazer alguma coisa não. Mas o que vai resolver seus problemas?

"Cristianismo, a crença que um judeu zumbi cósmico que era seu próprio pai pode fazer você viver para sempre se você simbolicamente comer sua carne e telepaticamente dizer a ele que você o aceita como seu mestre, para que assim ele possa remover as forças do mal da sua alma que se apresentaram para a humanidade por que uma moça pelada foi convencida por uma cobra falante a comer uma mação da sabedoria de uma árvore mágica... É, faz sentido."

4 comentários:

  1. Esse blog é divertido, sempre concordo com você, as pessoas não entende quando falo que não gosto de ir a igreja, que não tenho religião, que não acredito nas historias da bíblia e que odeio "padre",...coitado do demônio tudo é culpa dele...hahahahahha

    ResponderExcluir
  2. religiao...um assunto muuuuito polemico!!!! mas essa "alienaçao" a um ser superior, que mts acreditam que existe e tal, ao ato de devoçao que eles chamam de "ir a missa", as oraçoes que fazem suplicando e pedindo, e seeempre a mesma oraçao, com o mesmo texto, ngm sabe oq ta falando, todos agindo como robozinhos, "agora é hora de rezar", "agora é hora de se ajoelhar", "façam oque digo se nao, nao irao ter o perdao de Deus"....é, RIDICULO...contando com outras religioes que tambem sao muito radicais no fato de alienar as pessoas. Mas, cada um cada um né, tem gente que acredita que aquilo faz bem pra elas, entao se tu se acredita bem assim, é bom! mas tambem tem o lado de nao procurar outras coisas, nao ter outro tipo de conhecimento, maioria das vezes quando tem esse outro conhecimento de outra forma de fé, sempre criticam, defendendo a sua.
    Eu acho q o importante nao é religiao, TODAS se fundamentam no bem! e precisa ter religiao para acontecer o bem? nao teria que ser um ato de cada pessoa, o pensamento de todas as pessoas, independente de religiao?
    poisé, mt discutivel ^^

    ResponderExcluir
  3. Religião quer dizer religar-se... no caso seria literalmente com Deus.
    O problema é que nenhuma religião o faz corretamente.
    Além de todas as coisas que tu citou ainda tem outros pontos errôneos na concepção de muita gente.
    Todas usam os dogmas para manipular o povo dizendo que tudo é milagre ou mistério [sem falar no pecado]. A intenção é a mesma: se o povo aceita e não questiona então é manipulado facilmente, pq senão vai queimar no fogo eterno do inferno!
    Já fui católica, mas hj sou adepta e praticante de uma religião que cultua a natureza e que prega que Deus é bom e justo e não vingativo e rancoroso.
    Só pra constar... sou umbandista.
    E só faço o que me faz bem. Acho que esse é o segredo para achar alguma religião ou até mesmo alguma fé.
    Peneirar o que tu aprende e ver o que serve ou não para vc. Seja brincando de morto-vivo ou dando um passe energético em alguém que passa por alguma dificuldade e precisa que alguém demonstre que se importa.
    Cada um acha seu caminho, mais cedo ou mais tarde. Dentro ou fora da religião.
    Bjo*

    ResponderExcluir
  4. graaaaande poletto!!!

    Mando bem nesse hein!!!!

    ResponderExcluir