12 de setembro de 2009

Tu choves na mitologia?!?

E como chove! Olho pela janela e já vejo vizinhos montando jangadas enquanto outros não conseguem mais falar a língua materna pois passaram a coaxar. Caramba, quanta água! Bom, antes morar em palafitas que no deserto, afinal a água é a fonte da vida, certo?

Motivado pelo clima chuvoso, parei para pesquisar alguma coisa sobre Thor, deus do trovão na mitologia nórdica. Thor, filho de Odin, é comandante das chuvas, raios e trovões. E ele andou trabalhando nestes últimos dias, hein... O apreciavam por sua honestidade simplória e por ser o destruidor do mal, fazendo que muitos o venerassem mais que o próprio Odin. Alguns escritores identificam Thor como sendo Júpiter, na mitologia romana, por suas semelhanças. Em homenagem ao deus nórdico, os anglo-saxões o homenagearam dando seu nome para o quinto dia da semana, Thursday, ou seja, Thor's day.

Sendo assim, hoje é dia de Saturno, Saturday. Era um dos titãs, e não estou falando da banda... Com uma foice dada pela sua mãe mutilou seu pai, Urano, tomando poder entre os deuses. Que filho da puta, hein!! Bom, acabou levando o troco, foi expulso do trono por seu filho, Júpiter, que havia sido presenteado pelos Ciclopes com o trovão, o relâmpago e o raio. Saturno é o deus romano da agricultura, justiça e força. Bah, acabei fazendo uma salada de deuses com tempero de várias mitologias...

Voltando ao tema da chuva e relacionando os deuses citados, lembro do refrão de uma música bem bacana, Slither. Fala da água que vem lavar os pecados. Thor comanda a chuva e, juntamente com Saturno, faz a justiça destruindo o mal. Conseguiu relacionar? Pois que venha a chuva! E se minha relação funcionar, que caia um temporal em Brasília!!!

"Yeah, here comes the water
It comes to wash away the sins of you and I
This time you see
Like holy water
It only burns you faster than you'll ever dry
This time with me"

Nenhum comentário:

Postar um comentário