17 de setembro de 2009

CU não era brincadeira

Você lembra daquele e-mail que circulava há algum tempo atrás sobre o Cadastro Único, o popular CU? Era pra ser um único cadastro que identificasse qualquer cidadão. Não precisaria andar com carteira de identidade, CPF, carteira de habilitação ou passaporte, apenas era necessário dar o CU em qualquer lugar que seria aceito. Sempre achei que fosse uma brincadeira de correntes de e-mail, apesar de achar de certo modo interessante a idéia. Pois bem, o CU não era brincadeira.

Na última quarta-feira o Senado aprovou o projeto que unifica vários documentos em um só. O projeto, que agora vai a sanção presidencial, determina a unificação do Cadastro de Pessoa Física (CPF), da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), e da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), do passaporte e de quaisquer outros documentos necessários ao cidadão para que todos passem a ter o mesmo número do Registro da Identidade Civil, à medida que forem sendo expedidos. Informações da Agência Senado.

Este novo documento contará com outras informações importantes, o tipo e o fator sanguíneo e a existência de alguma deficiência física. Assim, o atendimento emergencial e a utilização de outros serviços públicos são facilitados. Quanto a questão da unificação do registro, os senadores afirmam que dificulta a ocorrência de fraude e aperfeiçoa o sistema de identificação civil.

Particularmente acho que é uma idéia boa, mas deve ser muito bem pensada para poder ser aplicada. Realmente a utilização de um documento único facilita e retira muita burocracia da vida do cidadão. Porém, é apenas um documento a ser fraudado. Ainda não conheço a sistemática do documento, mas já pergunto: qual é o meio comprobatório dele? Normalmente para validar algum documento apresentamos outro e em algum deles existe algum registro fácil de comprovar a identificação. Vamos esperar pra saber como funcionará essa nova identificação. Você está disposto a dar o CU quando pedirem?

Nenhum comentário:

Postar um comentário