15 de setembro de 2009

Saudoso Cosmos

Creio que pouca gente lembra, mas muita gente já ouviu falar no Cosmos. New York Cosmos para ser mais exato. Time de futebol que reuniu diversos craques da história do futebol mundial. Há exatamente 25 anos, o clube fez sua última partida. Pois vamos lembrar...

O time foi fundado por dois irmãos turcos que, logo após venderem sua empresa, a Atlantic Records (hoje parte da Time Warner), decidiram investir na liga norte-americana de futebol. No final de 1970, o Cosmos uniu-se à liga, jogando a primeira partida em abril de 1971. O nome do time é uma forma curta para "Cosmopolitans", da mesma forma que o time de beisebol Mets, de "Metropolitans". Seu uniforme inicialmente era verde e amarelo em homenagem a seleção brasileira que recém havia ganhado a copa do mundo de 70, depois foi alterado para o branco e verde e posteriormente azul e branco. Sempre teve uma grande média de público, sendo que dos 20 jogos com maior número de espectadores, 18 foram do Cosmos, inclusive a de maior público com quase 78 mil pessoas.

A peculiaridade do Cosmos e causa de toda a sua fama eram os craques que vestiam tal camisa. Passaram por lá nada mais, nada menos que Pelé, Beckenbauer, Chinaglia, Carlos Alberto, Eusébio e Cruijff. O time foi 5 vezes campeão da liga em seus 14 anos de existência. Mas algumas outras curiosidades do time são interessantes de se comentar.

O padroeiro do Cosmos é São Cosme e Damião, a pedido de Pelé. O time não tinha medo, em 78 enfrentou a seleção da Copa do Mundo (sem os jogadores argentinos que foram campeões) e empataram em 2 a 2. No ano seguinte enfrentaram a Argentina campeã do mundo com todos seus titulares, inclusive Maradona. O jogo foi espetacular. Os argentinos venceram por 1 a 0 com um gol de Passarella aos 46 minutos do segundo tempo. Carlos Alberto Torres foi eleito o melhor jogador da partida na ocasião.

Atualmente, o Cosmos vive de souvenirs e acampamentos de verão. Porém, um britânico recentemente comprou o time e tem planos para reativá-lo. Será?

Nenhum comentário:

Postar um comentário