16 de setembro de 2009

E a federal caxiense?

Ontem fui surpreendido positivamente com o anúncio da instalação de uma rede de universidades da fronteira. Dois municípios gaúchos serão sedes de campus da universidade, Erechim e Cerro Largo. Fico feliz pelo governo federal estar preocupado em desenvolver a região noroeste do Estado suprindo-a com universidades públicas federais. Sem dúvida nenhuma ajudará muito a evoluir diversos campos da região, seja econômico, cultural, social e até político. Parabéns pela iniciativa!

Mas algo me intriga... por que Caxias do Sul não tem uma universidade federal? Não entendo. Caxias do Sul é o segundo pólo metal-mecânico do país e um dos maiores da América Latina. Sua economia corresponde a pouco mais de 5% do PIB do Estado e está entre as 50 cidades brasileiras de maior PIB. É uma das cidades mais desenvolvidas do país, com IDH de 0,927. A rede de iluminação pública é proporcionamente a melhor do Brasil, possui água encanada, tratada e rede de esgoto praticamente em toda a sua área. A limpeza urbana é exemplo para o resto do país, sendo a única a utilizar containers de armazenagem, tendo a melhor reciclagem do país, a melhor coleta de lixo e o 2º melhor aterro sanitário, utilizando tecnologia de primeiro mundo.

Há uma vasta rede hoteleira e diversos restaurantes de qualidade. A frota urbana é grande, tem cerca de um veículo para cada três pessoas, contudo dispõe de um bom sitema de transporte coletivo. A imprensa também tem bastante espaço. Mais de dez jornais circulam pela cidade, mesmo número de emissoras de rádio. Ainda conta com canais abertos de TV e alguns de TV a cabo.

A saúde pública é a primeira no orçamento do município, possuindo 8 hospitais. A educação vem logo após na lista do orçamento municipal, contando com pouco mais de 200 escolas e uma taxa de analfabetismo de 1,6% da população. O turismo também é um grande forte da cidade, abrigando uma das maiores festas do país, a Festa da Uva. Destaca-se também no esporte com dois clubes profissionais de futebol, SER Caxias e Juventude. O último já foi até campeão da Copa do Brasil.

Finalizando, Caxias do Sul conta com mais de 400 mil habitantes distribuídos em cerca de 1600 km². Com todos esses magníficos atributos e sendo uma das principais cidades brasileiras, não possui uma universidade federal. Santa Maria, Pelotas, Rio Grande e a capital Porto Alegre já estão munidas de tal aparato. Agora Erechim e Cerro Largo, essa última nem sabia que existia, ganharão unidades de ensino superior públicas com recursos federais. Porém Caxias do Sul não. Por quê?

Um comentário:

  1. Ótimo assunto!!! muito bem colocado...
    uma questao bastante comentada na cidade...tirando todas essas questoes que foram colocadas, da pra citar os seguintes fatos, como a cidade é grande e bem estruturada, muitas, mas muitas pessoas vem de outras cidades, outros estados para trabalhar aqui! e o que q o governo procura, dar educaçao para aqueles que trabalham, ou quem trabalha sempre procura um crescimento na sua educaçao, ou seja, procuram cursos de graduaçao. Tambem como temos uma grande universidade na cidade, muitas pessoas vem de fora para estudar aqui, porque temos otimos cursos e otimas areas de trabalho na cidade. A cidade abrange muitas areas de trabalho. Agora nao entendo porque Caxias, que tem um grande porte e oootimas vantagens de crescimento, nao abriga uma Universidade Federal, o que espanta muitos caxienses tambem para fora da cidade, procurando Porto Alegre, Santa Maria, etc.
    Deveria ter, sem duvidas. Cada vez aparecem mais Universidades/Faculdades na cidade, mas todas elas particulares, quem faz, tem q correr atras de bolsa e afins. Seria bem interessante algo a nivel Federal na cidade. Esperamos que essa instalaçao venha para ca tambem, nao custa torcer.

    ResponderExcluir