21 de setembro de 2009

Ecologia Virtual

Hoje, 21 de Setembro, Dia da Árvore, é um belo dia para se falar de ecologia. Uma coisa que me preocupa é a questão do lixo. O negócio está tão sujo que estão até exportando lixo ilegalmente, como aconteceu nos meses passados. Na real, acredito que um grande problema é cultura consumista e capitalista que paira no mundo. Pois então, vejamos...

Quantos aparelhos de celular você já teve? Quantos carros você já teve? Quantos computadores você já teve? Somente nestes três itens pode-se ver a quantidade de sucata e lixo que se acumulam cada vez mais. Como tudo é fácil e acessível, instaurou-se a cultura do "descartável". O avanço da tecnologia é incrível. Estima-se que a cada dois anos a tecnologia dobra na informática, por exemplo. Como consequência muitos utensílios ficam obsoletos muito rapidamente. E onde isso tudo vai parar? No lixo. A indústria automobilística produz milhões de automóveis anualmente. São Paulo possui o sistema de rodízio no trânsito. A emissão de gases poluentes é enorme. A extração de petróleo para a produção de combustível gera até guerras. E para onde irão todos esses montes de lata? No ferro velho. Quanto disso é reaproveitável? Creio que muito pouco. E os celulares? Como é fácil e barato comprar um celular atualmente. Consequentemente a troca de aparelho é muito grande. Mas os aparelhos velhos raramente servem para alguma outra coisa ou outra pessoa. E ainda, quando se fala em eletrônicos, muitas vezes é melhor comprar um novo que arrumar o mais velho.

Felizmente o mundo virtual propicia muita coisa que desmaterializa muitos utilitários. Por exemplo, música. Você deixa de pegar seu carro, de pagar estacionamento e gasolina, de emitir gases poluentes, de produzir elementos poluentes ou difíceis de decompor como o plástico, de utilizar sacola para transporte, de utilizar mais um eletrônico que é o aparelho de som, entre outros. É fácil, rápido, barato e ecológico. Não estou apoiando a pirataria, mas incentivando o comércio online. Logo logo haverá tributação na internet, pode apostar. Acompanhem o raciocínio da imagem abaixo.

Bem, existe também a poluição virtual. Milhares de sites abandonados, endereços corrompidos, etc. Mas esta não é tão preocupante, afinal a solução é meramente ignorá-la. É virtual mesmo. O material preocupa, estamos lidando com espaço e com a vida. Estamos falando de respeito mútuo. Estamos pensando em sobrevivência.

Portanto, pense bem na necessidade de trocar ou comprar um aparelho novo. Conserve seus eletrônicos. Pense ecologicamente. Pense Verde!

Um comentário:

  1. otimo assunto, novamente!!
    Dia da Arvore, lembro que em varios anos anteriores eram feitas diveeersas campanhas proximas ao dia da arvore. Esse ano, se vi uma foi muito!
    Quando fala em poluiçao, as pessoas apenas associam o lixo domestico (comum), fumaça, e coisas mais cotidianas, mas nao paramos pra pensar nas coisas maiores, como por exemplo os citados no texto. E é bem interessante pensarmos e passarmos adiante a respeito desse fatores, pois a tecnologia só tende a crescer, é claro que a tecnologia na internet tambem tende a crescer e acumular menos lixo....mas hoje nós dependemos de tecnologias portateis, materiais..e aumenta todo dia o numero de usuarios das mesmas.
    Por mais que façam diversos eletronicos "ecologicamente corretos" e coisas do genero, são pouquissimas pessoas que adquirem, uma pelo preço, outra por nao se preocupar de verdade.
    Um simples exemplo é essa campanha que vem a uns 2 anos, de usar sacola ecologica ao invés das plasticas quando se vai no mercado, entao, quantas pessoas tu já viu usando-a!?!?
    ai entra a frase: "Nao devemos deixar um mundo melhor para os nossos filhos. Devemos deixar filhos melhores para o mundo."
    questao de racionalidade.

    ResponderExcluir